Velar e Revelar

Aves do entorno:

Nesse projeto, os alunos estabelecem relações positivas com o meio ambiente, visto que a escola está cercada por uma fauna que concentra uma variedade de espécies de aves, sendo assim, o espaço escolar torna-se um laboratório vivo para a observação e o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre fatos observados, buscando informações e confrontando ideias;
  • Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se instalam, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;
  • Favorecer a produção oral e escrita de curiosidade científica para acompanhar imagens contidas no portador escolhido pela classe;
  • Propiciar a escuta de textos informativos para retirar informações sobre as aves observadas.
  • Promover a consulta a diferentes portadores na busca de índices que ajudem a localizar a informação desejada;
  • Favorecer a organização da fala para comunicar o conhecimento construído durante o estudo das aves.

 

Flores do entorno:

As ruas do entorno da escola possuem nome de flores, o que instiga nos alunos a curiosidade por entender esse fato. Nas pesquisas de campo, são encontradas uma variedade delas. Explorar este ambiente, levantar hipóteses sobre a relação das flores com os demais seres vivos, desperta a importância do meio ambiente na preservação das espécies e na qualidade da vida humana.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre fatos observados, buscando informações e confrontando ideias;
  • Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;
  • Favorecer a produção oral e escrita, textos de curiosidade cientifica para acompanhar imagens contidas no portador escolhido pela classe;
  • Propiciar a escuta de textos informativos para retirar informações sobre as flores observadas;
  • Promover a consulta a diferentes portadores na busca de índices que ajudem a localizar a informação desejada;
  • Favorecer a organização da fala para comunicar o conhecimento construído durante o estudo das flores.

 

Horta

Nesse projeto, os alunos estudam o processo de plantio, analisam o solo e preparam a terra para que ela tenha condições adequadas para a germinação e o desenvolvimento das plantas. Além disso, eles acompanham esse processo por meio da observação e do registro, checam se as hipóteses iniciais se confirmam durante e ao término de todo o trabalho.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Perceber os diferentes tipos de solo e suas composições;
  • Descobrir os elementos necessários para o crescimento das plantas, quais os nutrientes necessários para a germinação e desenvolvimento das plantas;
  • Pesquisar sobre adubos, fazendo em paralelo o estudo de reciclagem, percebendo o adubo orgânico como uma opção interessante para reaproveitar restos de alimentos;
  • Criar uma horta e cuidar dela;
  • Pesquisar e escolher o que plantar, seus nutrientes e tempo de germinação e cuidados;
  • Observar o desenvolvimento de um ser vivo;
  • Valorizar o meio ambiente e aprender a cuidar dele;
  • Desenvolver o prazer em cuidar da horta;

 

Corpo humano

O estudo sobre o corpo humano potencializa a pesquisa como meio das descobertas. Nesse  projeto, os alunos descobrem o quão importante e necessário é o bom funcionamento de cada sistema para o nosso organismo. Ao final das pesquisas, as turmas compartilham seus conhecimentos para outros colegas, através de seminários.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Possibilitar aos alunos conhecer e se reconhecer através de estudos sobre os órgãos que compõem os sistemas;
  • Localizar e nomear os órgãos internos do corpo humano, reconhecendo suas funções;
  • Oportunizar discussões;
  • Promover a pesquisa para a disseminação de seminários em grupos;
  • Comparar e relacionar os sistemas orgânicos com suas respectivas funções;
  • Reconhecer e localizar as principais estruturas anatômicas dos sistemas digestório, circulatório e respiratório, relacionando suas funções.