Eu Faço Parte

Um pouquinho de cada um de nós

O ser humano nasce e se desenvolve em um ambiente natural e social e, para a construção de sua identidade, o envolvimento com o outro é indispensável. Nesse projeto, os alunos constroem um livro que registra suas preferências. A construção coletiva e percepção da alteridade fortalece a identidade e possibilita ao grupo maior aproximação uns dos outros a partir da descoberta de afinidades e gostos em comum.

Objetivos de Aprendizagem

  • Fortalecer a construção da identidade do aluno a partir do conhecimento de suas singularidades;
  • Favorecer a produção escrita e a utilização dos conhecimentos prévios sobre o sistema alfabético;
  • Revisar sua produção com a ajuda do professor;
  • Ampliar o conhecimento sobre a escrita de palavras;
  • Promover situações em que a leitura seja possível antes de ler convencionalmente, colocando em jogo o que sabe sobre o sistema de escrita;
  • Ampliar seus conhecimentos sobre a organização de uma lista;
  • Ampliar seu repertório de palavras estáveis.

 

Cápsula do tempo

O estudo da disciplina de história nos ajuda a compreender a passagem do tempo e suas marcas, nos ajuda a entender as reações do homem, seu jeito de pensar e agir. A cápsula do tempo é uma forma de registrar uma história realizada no cotidiano de uma época dentro da escola.

A primeira cápsula do tempo da Escola Colibri foi construída em 2012. O convite foi feito a todos os alunos para que contribuíssem com objetos, escritas, fotos e, em 2015, ela foi aberta revelando o estado em que estavam os objetos após sofrerem as influências da ação do tempo, muitas surpresas e lembranças ali deixadas fizeram com que os alunos se sentissem de fato como sujeitos históricos. A proposta é que a cada três anos tanto a abertura quanto a construção de uma outra seja realizada.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender as ações e os projetos humanos em diferentes tempos.
  • Perceber a passagem do tempo como orientação da vida presente.
  • Desenvolver capacidades de observação, identificação, inferência, formulação de hipóteses, argumentação, estabelecimento de relações e comparações.
  • Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito.

 

Encontro entre culturas

Um dos temas estudados na disciplina de História aborda o encontro de três povos que deram origem ao povo brasileiro: os índios, os portugueses e os africanos. Através desse projeto os alunos desenvolvem pesquisa sobre a culinária desses povos, o trabalho é realizado em subgrupos. Os alunos pesquisam quais os alimentos de origem, qual o modo de preparo e suas modificações no dia a dia. Ao final do trabalho é realizado um seminário para compartilhar os estudos, juntos com uma degustação dos alimentos escolhidos e pesquisados.

Objetivos de Aprendizagem

  • Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico;
  • Compreender os contatos entre os europeus, indígenas e africanos nos séculos XVI e XVII, identificando as diferenças culturais e os conflitos entre eles;
  • Reconhecer mudanças e permanências nas vivencias humanas, presentes na sua realidade próximas ou distantes;
  • Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a com direito dos povos e indivíduos;