Educadora Nota 10: Aves do entorno

17 de novembro de 2017

“Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
– ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer”.

Chico Buarque

A Escola Colibri, mantida pela Associação Pela Família, foi premiada pelo projeto Conhecendo as Aves do Entorno, um fato marcante na história da nossa escola, que culminou na entrega do prêmio Educador Nota 10 à professora Luana Portilio. Isso que ressalta a importância da formação de professores e do fazer coletivo, pois, como diz Chico Buarque, “todos juntos somos fortes”, alunos, famílias e equipe Colibri!

22853275_1699025420139090_608897168848150546_n

Cerimônia do prêmio Educador Nota 10

Conhecendo as Aves do Entorno – produzido pela Fundação Victor Civita

A escolha do projeto como finalista do prêmio se deu pela apropriação dos conhecimentos da professora e dos saberes dos alunos, que foram evidenciados no projeto cujo foco principal era promover procedimentos de investigação científica e pesquisa através da observação das aves que visitam o entorno da escola, permitindo assim que as alunas e os alunos do 1º ano aprendessem na prática os comportamentos de um observador de aves. Tiveram como desafio, neste estudo, investigar o entorno da escola para conhecer e identificar quais as aves visitavam o local. Além de ler textos e assistir a documentários e programas de reportagem, eles anotaram e desenharam em um livro de observações as características, as cores, os tamanhos e os tipos de bico das aves encontradas. As crianças comprovaram nesses registros coisas pesquisadas nos textos, como o comportamento das aves, a construção de ninhos e sua alimentação. Ao propor situações de aprendizagem com questões desafiadoras e possíveis de serem respondidas pela observação da natureza, a professora desenvolveu a cultura científica em seus alunos, o que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de outubro de 2017, na sala São Paulo, com a presença de todos os educadores finalistas, o grupo de alunos em que o projeto foi desenvolvido e a equipe gestora. Contamos com as famílias dos alunos, que confiam no trabalho desenvolvido e incentivaram os alunos a comparecerem à Cerimônia de Premiação.

 

Luciana Oliveira

SAIBA MAIS