Fundamental I

Quais as práticas, abordagens e especificidades

O Ensino Fundamental I, de 1º ao 5º ano, deve garantir ao aluno instrumentos para uma inserção participativa na sociedade em que vive.

Para isso, a escola precisa estimular o domínio de conhecimentos e sua aplicabilidade na sociedade, de forma participativa, democrática e solidária, permeada por valores básicos e saudáveis.

Acreditando ser possível e necessário possibilitar uma educação mais condizente com o mundo atual, oferecemos uma escola viva, agradável, alegre e produtiva, em que aprender seja sinônimo de interesse, descoberta e prazer.

Entendemos que a construção do conhecimento se dá por meio da interação em seu mais amplo sentido (com os pares, com o meio e com o objeto de estudo), as relações são potentes para criar um contexto favorável de aprendizagem.

Sendo assim, priorizamos escolhas didáticas ajustadas às possibilidades e às necessidades de aprendizagem dos alunos que valorizam o conceito de experiência considerando os conhecimentos prévios que são frutos do vivido e norteadores para pautar as condições que facilitarão a aquisição de novos conteúdos  e conhecimentos.

Considerando que aprender gera modificação permanente do comportamento, é importante aproximar a versão escolar da versão social das práticas, ou seja, planejar situações didáticas que se assemelhem ao que acontece fora da escola. Para tanto, as propostas são significativas, baseadas em situações-problemas desafiadoras e ajustadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem.

 

ENSINO FUNDAMENTAL EM PERÍODO INTEGRAL

Para as turmas de 1ºs e 2ºs anos, a escola oferece atividades em período integral. As disciplinas são distribuídas ao longo do dia, organizadas da seguinte maneira: no período da manhã, Língua Portuguesa e Matemática e, no período da tarde, História, Geografia e Ciências. A rotina estendida do aluno na escola potencializa o trabalho do professor que atua de forma otimizada em cada disciplina, podendo explorar ao máximo a capacidade dos alunos em cada momento.

 

ENSINO FUNDAMENTAL EM MEIO PERÍODO

Para as turmas dos 3º, 4º e 5º anos, os professores parceiros no desenvolvimento dos projetos e disciplinas, trabalham de forma integrada com os grupos, desse modo os alunos ganham na qualidade do trabalho pedagógico beneficiando-se do intercâmbio didático estabelecido entre as turmas.